ORIGENS DO IAI DO
A tradição e história
do iaidō remontam cerca de 500 anos. A arte japonesa de desembainhar a espada
começou provavelmente com Iizasa Choisai, o fundador do estilo Tenshin shōden Katori shintō-ryū.
Essa escola incluía em seu currículo a prática com vários tipos de armas, desde
o uso da katana e
do bastão jō ao
arremesso de faca e de naginata. Uma parte de seu currículo consistia na técnica de
desembainhar rápido e golpear imediatamente com o uso de espadas, ou seja,
o iai. Essa técnica era usada para autodefesa ou
ataque preventivo.
Ao longo da história
diferentes expressões foram utilizadas para se referir às técnicas do saque da
espada durante o combate. Durante o período Muromachi (1392-1572) era chamado
de battōjutsu. No período
Edo ficou conhecido como iaijutsu.
É reputado a
Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621), como em toda arte marcial, ter
recebido inspiração divina para o desenvolvimento de sua técnica, assim como
Iizasa Choisai. Inspiração essa que o levou a desenvolver um conjunto de
técnicas que denominou Musō shinden jushin-ryū battōjutsu. Aqui, a
palavra battō significa simplesmente desembainhar a
espada.
O fator comum relevante
em ambas às tradições (escolas) ou ryū, assim como em muitas outras tradições
que lidavam com katana, era que suas práticas envolviam somente o uso de katas,
sempre preconizando adversários imaginários em seus treinos.
ESTRUTURA
DO KATA
Cada kata segue a mesma estrutura básica de quatro
partes:
- Nukitsuke
(desembainhar e cortar)
- Kirioroshi
(corte principal com o uso das duas mãos)
- Chiburi
(retirada do sangue da lâmina) e
- Noto
(embainhar a espada)
Existem dentro desse
formato variações consideráveis. Dentro das mais comuns encontram-se: golpear
para frente com o tsuka (empunhadura da katana) antes de desembainhá-la, puxar
a bainha (saya) para trás e golpear imediatamente girando-se para trás, cortar
em ângulos diferentes de horizontal e vertical, e.g.: diagonalmente de baixo
para cima e de cima para baixo ou pela lateral, entre outros
Katas
A lista dos katas do Seitei iai são,
em ordem:
- Mae 前
(frente)
- Ushiro 後
(trás)
- Uke-nagashi 受け流し
(receber e deixar fluir)
- Tsuka-ate 柄当て
(atingir com o cabo da espada)
- Kesa-giri 袈裟切り
(corte ao kesa) *kesa ⇒
estola budista
- Morote-zuki 諸手突き
(estocada com duas mãos)
- Sanpō-giri 三方切り
(corte em três direções)
- Ganmen-ate 顔面当て
(atingir o rosto)
- Soete-zuki 添え手突き
(estocada com a mão apoiada)
- Shihō-giri 四方切り
(corte em quatro direções)
- Sō-giri 惣切り
(corte contínuo)
- Nuki-uchi 抜打ち
(saque cortante)
Os katas de
nº1 a nº3 são realizados em seiza 正座,
ou seja, sentado formalmente. O kata nº4 é realizado em tatehiza 立膝,
a forma de se sentar quando se está com armadura (yoroi-kacchû 鎧甲冑).
Os demais katas são feitos em pé.
CREDO
DE UM SAMURAI
“A sua fome não deve controlar as palavras que saem
da sua boca.
A sua dor não deve controlar a expressão da sua
face.
A sua tristeza não deve controlar a energia que
emana do seu corpo.
A sua ira não deve controlar as ações de sua mente.
Não permita que os imprevistos incutam temor no seu
coração.
Não permita que o dinheiro insufle apego no seu
coração.
Não permita que a comida e a bebida façam de você um
escravo.
Mantenha a retidão e não se desvie do caminho.
Faça o que deve ser feito e não se vanglorie dos
seus atos.
Que a grandeza da sua pessoa seja vasta como o mar.
Que a determinação em seguir os preceitos seja firme
como uma rocha.
Que o estado do seu espírito seja limpo como uma
perola.
Que o caminho que você percorre seja o caminho que
os sábios do passado percorreram.
Seja estóico, rigoroso e negue a si mesmo. Mas ao
mesmo tempo seja elegante, tolerante e vivaz.
Seja indômito. Mas ao mesmo tempo, seja gentil e
humilde.(…)”
Mestre Hibino Raifu Masayuki – fundador do estilo
Shinto Ryu I AI DO.
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