DIA DE TREINAMENTO


DISCÍPULO OU MESTRE ? - A batalha entre a Vaidade e a  Intolerância



Eram dias de muita tensão aqueles onde o Mestre escolheria um novo discípulo. Escolhido, passaria anos em aprendizado físico, técnico e moral. Num desses dias um menino teve a sorte de ser o novo discípulo. Anos de treinos se passaram, o mestre incansavelmente repassou todo o ensinamento existente e o jovem passou a ganhar inúmeros combates em torneios realizados na localidade e fora daquele país. Mas, chegou o dia em que o discípulo teria que deixar os cuidados do mestre e seguir sozinho. Havia um teste a ser realizado para que isso acontecesse: uma luta entre o Mestre e seu discípulo.

Em posição de combate, os dois inciaram a luta e em dado momento o discípulo desferiu um golpe fortíssimo contra seu mestre que, cambaleante, revidou, quase arrancando um dos olhos do discípulo. Naquele momento ambos pararam, viram a situação em que se encontravam se olharam uma última vez, identificaram os sentimentos que cada um nutria, fizeram reverência e partiram.

O que você acha?


  1. Os dois partiram para dentro do templo, pois entenderam que ainda não era o momento de se separarem?
  2. O discípulo foi embora pois ao atingir o mestre demonstrou estar preparado para seguir sozinho?
  3. O Mestre foi embora e deixou o discípulo como Mestre noTemplo, pois ao ser atingido entendeu que era hora de partir?
  4. O Mestre foi intolerante ao receber o golpe e não contra atacou mas revidou num impulso de intolerância e orgulho ?
  5. O discípulo foi vaidoso demais para deixar-se ferir e, ao contrário atacou o mestre para mostrar que ele era e sempre seria um campeão?
  6. Quando os dois se olharam viram que nem um nem outro havia aprendido a lição da tolerância e e humildade e voltaram ao Templo para serem discípulos de coração ?

Naquele combate não havia regras. Não existia uma determinação de que a luta encerraria com o primeiro golpe ou com a morte ou grave ferimento de um dos combatentes.

Assim como naquele combate, na vida nos confrontamos com nossos vícios. Orgulho, intolerância e vaidade fazem parte do nosso dia-a-dia. Nunca seremos verdadeiros mestres em alguma coisa se não nos colocarmos como discípulos no aprendizado da arte da humildade, constantemente.





Musha Shugyo
A Senda do Aperfeiçoamento do Guerreiro

"Se alguém deseja conhecer a magia da espada, terá que se entregar ao que os samurais chamavam de musha shugyo - a senda do aperfeiçoamento do guerreiro. Para isso, aqueles espadachins percorriam aldeias e mais aldeias à procura de mestres, uns após os outros, para aprenderem com os mesmos algo que lhes enriquecesse o espírito, a mente e principalmente a técnica de lutar."(George Guimarães, A Magia da Espada japonesa, pág.11, Ed. Cultrix, 2001).

Ao longo desses 30 (trinta) anos convivendo com mestres (Sensei) que me deram a oportunidade de compreender melhor o que uma arte marcial, cresci observando a mudança de postura dos praticantes.

Logicamente, conhecer o que é certo e o que é errado é o direito de qualquer um, mas a opção de trilhar um caminho de ódio em vez de desfrutar do caminho do bem, isso pertence a cada um de nós.



Qual é o seu tipo de estratégia de combate ?



  1.
      GO-NO-SEN

É um estado de plena atividade mental, de atenção. Exerce-se uma forte pressão mental no adversário, fica-se aguardando e, logo após o término do seu ataque, em estado de completo jitsu, realiza-se o contra ataque (ação em dois tempos).
No IAI DO SEITEI é esta a técnica preponderantemente utilizada.
No KENDO e no AIKIDO é uma possibilidade dentre outras.


2.      TAI-NO-SEN

É um trabalho de alta técnica que envolve uma reação motora. Tai significa esperar a intenção do adversário, aproveitar o momento da sua ação, “sugar” a sua força e contra-atacar, utilizando a força do adversário para vencê-lo (ação em um tempo e meio)
No AIKIDO essa é a forma preponderante.


3.      SEN-NO-SEN

Para o praticante de artes marciais japonesas, é muito importante adquirir a percepção antecipada de uma dada situação; prevenir ou perceber a intenção do atacante, antes mesmo que ele realize qualquer reação de ataque e, então, reagir da forma mais adequada possível. Este é considerado o estado ideal, na arte marcial, pois antecipar situações sempre trouxe vantagens indiscutíveis tanto na luta como na vida social (ação em um tempo).











Nenhum comentário:

Postar um comentário